quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Parabéns a todos os alunos do 8º A, pelas redações sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.



Confira agora as 02 redações ganhadoras!
ALUNAS: Maria Vitoria e Raquel Hirt – Números: 16 e 23.

A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA.
Cereais, tubérculos e raízes.

O grupo dos cereais inclui arroz, milho, Paes e massas, além de tubérculos e raízes (batata - inglesa, batata – doce, mandioca, cará ou inhame). Os cereais fornecem principalmente carboidratos. Também contribuem com um pouco de proteínas, algumas vitaminas, sais minerais e fibras.
Verduras e Legumes.

Fornecem principalmente vitaminas, sais minerais e fibras. Exemplo: abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve, etc.
As verduras e os legumes devem ser cozidos em pouca água ou no vapor, inteiros ou cortados em pedaços grandes, para evitar a perda de vitaminas e sais minerais.
Frutas.

As frutas fornecem carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras.
É importante consumir todos os dias pelo menos uma fruta rica em vitamina C, por exemplo: laranja, goiaba, manga e caju. Muitas delas podem ser consumidas em forma de sucos e refrescos. E, certamente a quantidade de sabores das frutas supera dos refrigerantes que se encontra no mercado.
Leite e Derivados.

Leite, queijo e iogurte fornecem cálcio, vitamina D, proteínas e gordura.
O cálcio é importante na fase do crescimento para formar os ossos.
Os lipídios podem favorecer o deposito de colesterol nas artérias, as doenças do coração e a obesidade.
Carne, Ovos e Vegetais Ricos em Proteínas.

Nesse grupo encontra-se carne de boi, de ave, de peixe, miúdos, ovos e leguminosas, além de castanhas e nozes. Fornecem principalmente proteínas, além de lipídios, alguns minerais (especialmente ferro) e algumas vitaminas do complexo B.
Para diminuir a gordura e o colesterol, devem ser escolhidas carnes magras, frango e peixes, consumidos de preferência grelhados.Os vários tipos de carnes possuem, praticamente o mesmo valor nutricional exceto o fígado que contém mais vitaminas.A tradicional mistura de arroz com feijão é uma boa fonte de proteínas, principalmente se adicionarmos um pouco de proteínas de origem animal, como carne, peixe ou ovos.
Produtos Ricos em Gorduras e açucares.
São alimentos como sorvete, balas, doce, chocolates, entre outros. Elas contêm muita sacarose, têm uma grande quantidade de calorias e de gordura, por isso, o consumo excessivo desses produtos diminui o apetite e pode levar á obesidade, a diabetes ou a problemas no sistema circulatório.
É importante que nosso corpo esteja sempre bem hidratado. Por isso, é preciso beber bastante liquido durante o dia, e a água é fundamental que seja tratada e filtrada ou fervida. Deve-se destacar que a prática de exercícios físicos é um fator importante para a manutenção da saúde.
O Perigo das Bebidas Alcoólicas.

As bebidas alcoólicas fornecem calorias, mas não contêm nenhum nutriente. Por isso, em geral beber muito deixa de ter uma alimentação equilibrada. Algumas pessoas podem ficar dependentes do álcool. Crianças e adolescentes não devem tomar bebida alcoólica. A bebida na juventude é um fator de risco de dano cerebral. Da mesma forma, não se deve consumir bebida alcoólica antes de dirigir veículos ou de realizar qualquer trabalho que exija atenção e coordenação motora.
Obesidade o que é?

Quando a quantidade de calorias consumidas por uma pessoa é maior que a quantidade de calorias que ela gasta, seu peso aumenta, porque o excesso de nutrientes é armazenado na forma de gordura.
Uma pessoa obesa tem um excesso de peso devido ao aumento da gordura do corpo.
Vários fatores podem contribuir para a obesidade, incluindo a tendência hereditária, as principais causas desse problema são o consumo crescente de comidas muito calóricas, ricas em gorduras saturadas e açucares aliados ao sedentarismo.
Quanto mais obesa for uma pessoa, mais é o risco de causar problemas, como: ataques cardíacos, pressão alta, maior risco de diabetes, cálculos biliares, aterosclerose, problemas na coluna e nas articulações etc. Os obesos vivem menos do que as pessoas com peso normal.
Obesidade: o que fazer?
Se uma pessoa esta obesa; deve procurar um medico que vai verificar, por exemplo, se não há nenhum problema glandular. Se há, pode tratar reduzindo a ingestão de alimentos ricos em açucares e gorduras e praticando alguma atividade física com regularidade.
O uso de adoçantes não substitui a necessidade de diminuir a ingestão de glicídios e gorduras no tratamento da obesidade.
Algumas pessoas passam algum tempo comendo somente alimentos que não engordam, mas quando voltam a comer naturalmente, engordam de novo.O que queima calorias é a atividade física.
A obesidade tem de ser tratada com uma reeducação alimentar. É preciso diminuir o consumo de alimentos ricos em açucares comum (sacarose) e gorduras, controlar o consumo de alimentos ricos em carboidratos (cereais, batata, banana, etc.) e dar preferência a verduras e legumes de baixas calorias, além de praticar uma atividade física regular. Medicamentos e dietas só com orientação medicam.


DESNUTRIÇÃO
A desnutrição é a falta de algum nutriente na quantidade necessária ao organismo. Uma pessoa pode ate comer muito, mas, se faltar em sua alimentação a quantidade mínima necessária de ferro, vitamina C ou outro nutriente, ela vai apresentar problemas no organismo e ficara desnutrida.
Há mais de uma causa para a desnutrição: a presença de vermes intestinais que retiram nutrientes, problemas no sistema digestório que dificultam a absorção de nutrientes, a falta de recursos para uma alimentação equilibrada ou, ainda, maus hábitos alimentares.
Enquanto a desnutrição é caracterizada pela falta de alguns nutrientes, a fome se caracteriza pela insuficiência de calorias no organismo. Nesse caso, a pessoa ingere tão pouca comida que há falta também de carboidratos e outros nutrientes: é a chamada desnutrição calórica - proteica.
Na desnutrição grave, em que o peso é menor de 60% do peso normal, os músculos se atrofiam, os cabelos ficam finos e quebradiços, podem  surgir edemas (inchaços) – principalmente nas pernas-, e a criança se torna apática. Quase sempre se desenvolve infecções.

APRENDER A LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS!
O primeiro passo é observar a data de validade e a forma como o alimento deve ser armazenado ( em local fresco, na geladeira,etc...). O prazo de validade de alguns produtos, depois de aberto é menor.
No rotulo você encontra também informações nutricionais, com a lista de nutrientes que o produto contém e as substancias que são adicionadas a ele – os aditivos químicos -  para melhorar o sabor ou o aspecto do alimento e aumentar sua durabilidade.
O rotulo indica a quantidade de nutrientes em uma porção.
O valor energético indica a quantidade de quilocalorias (Kcal) ou de quilo joules (Kj) na porção.
A expressão “% VD”. Indica a porcentagem de valores diários de referência.
Entre outros nutrientes, as gorduras totais indicam a quantidade de todos os tipos de gorduras: saturadas, insaturadas, colesterol e gorduras trans. É preciso tomar cuidado com a quantidade de gordura trans, porque ela é prejudicial á saúde.