sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita ao Viveiro Municipal de Santa Rosa -RS

     No dia 02 de abril de 2012, os alunos  dos 3º anos foram visitar o Viveiro Municipal, localizado no Lajeado Ipê, interior de Santa Rosa. Lá foi observado como fazer mudas de plantas através de sementes e também por meio de estacas, que são partes da planta.
     No sementeiro onde ocorre a fase inicial da planta, as mudas são irrigadas com um sistema automático, após certo tempo, essas plantinhas são colocadas em um espaço maior, onde recebem luz solar, protegidos por uma tela chamada Sombrite, também recebem água; após as plantas estão prontas para serem plantadas em um lugar definitivo.


  




    Profª Daisi De Conti
Oficina do Clubinho de Ciências 
3º Anos B, C, D turno da Tarde

Mais Educação

        Os alunos da escola participam das oficinas de Teatro, Dança, Xadrez, Letramento, Cultura Digital e Acompanhamento Pedagógico.  Nestes espaços desenvolvem competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento.

 Dança

Cultura Digital
 Letramento

 Xadrez

        A participação dos alunos nas oficinas melhoram a auto-estima, com isso desenvolvem com mais motivação as atividades em sala de aula.
Daisi  De Conti
Coordenadora "Mais Educação"

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Atenção pais e alunos_ FERIADÃO

Comunicamos que não haverá aula nos dias 30/04 (segunda-feira) e 01/05 (terça-feira), faremos FERIADÃO, retornando somente no dia 02/05 (quarta-feira).




O início das aulas:Aproveite o frescor do novo ano escolar para estimular seu filho a adquirir o hábito de estudar diariamente.
Façam juntos uma agenda com horários para estudar em casa. Defina também o tempo para esportes e lazer, como TV, internet e videogame.
Estabeleça combinados prevendo futuros imprevistos. Por exemplo: se ele tiver uma festa no meio da semana, terá de abrir mão de alguma atividade de lazer para fazer as tarefas escolares.
Capriche no material escolar. Livros encapados duram mais; um estojo completo, com lápis apontados e canetas coloridas, pode enpolgá-lo para se dedicar às lições.
Convidar o filho para participar da compra do novo material esquenta os motores para a volta às aulas.
É necessário que o filhote seja organizado com suas coisas. Peça a ele que arrume a bagunça do quarto após as férias para tornar mais prática a vida escolar.
Não deixe a excitação que acomete os alunos com a possibilidade de rever os amigos e conhecer novos colegas e roubar a atenção à volta das responsabilidades.
A rotina acadêmica de seu filho merece atenção: “Nenhuma escola, por melhor que seja, é 
  a única responsável pela educação de uma criança"

  
 




Não se deve dizer à criança que ela estará “livre” depois de estudar, pois ela fará as tarefas com pressa. Se não há lição de casa, ela pode rever a matéria dada ou ler um livro, por exemplo, para cumprir um horário de estudo.
“É importante que a criança organize seu tempo de estudo diário, que deve variar de acordo com a idade e a série”, explica a psicóloga Lílian Chitman. Para a 1º ano, uma hora basta. Para os alunos da 9º ano, o ideal é que estudem duas horas e meia por dia.
Fique atento aos prazos de trabalhos e às datas de provas. Não assuma as responsabilidades de seu filho, mas acompanhe-o e mostre que confia nele.
Se o desempenho nas primeiras avaliações deixar a desejar, haja rápido e descubra quais são as dificuldades de seu filho. Ás vezes ele não entende bem o enunciado das provas ou não compreende bem a multiplicação
Caso as primeiras notas sejam boas, deixe explícito quanto você ficou contente. Cultive a auto-estima para que ele continue com vontade de se esforçar.
Conte a seu filho o que considerou bom em seu desempenho escolar: aquela redação, a forma como ele desenvolveu um problema de matemática, etc. “Fazer elogios descritivos, que não se limitam ao “muito bom”, é enriquecedor”.


Orientadora Educacional
Claudia Cavalli








Oficinas de Matemática




        O Instituto Federal Farroupilha – IFF, campus Santa Rosa, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, está desenvolvendo o Projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência , que tem como objetivo auxiliar o aprendizado dos conceitos matemáticos trabalhados dentro da sala de aula, com oficinas no turno inverso, onde são oferecidos reforços com jogos, trabalhando o lúdico na matemática.
O grupo é constituído por uma professora da Escola Municipal, a Srª. Maria de Lourdes Meinerz da Silva, e por 5 alunos da graduação em matemática, os bolsistas, Angelica Theis dos Santos, Claudia Müller Vargas, Cristina Girotto, Ronei O. Ziech e Tamara Ost Fracari, o grupo conta também com os coordenadores do projeto, professores do Instituto Federal Farroupilha, Analice Marchezan, Cleria B. Meller e Leandro J. Daronco. As oficinas do projeto se desenvolvem às segundas-feiras à tarde, nas dependências da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, e as turmas atendidas são as 7ªs séries A e B, e 7ºs Anos A e B, do Ensino Fundamental.

        Esta, é uma experiência inovadora para todos, nosso primeiro contato com a docência, a cada dia escrevemos um pedaço desta história, um novo capitulo, que vai muito além dos livros, a relação professor-aluno, que hoje nos é tão gratificante, poder ver nos olhos de uma criança o despertar do saber, e nos considerarmos parte viva deste processo. Somos pioneiros em um Projeto que tem uma perspectiva de melhora espontânea e gradual, despertando o interesse do aluno pela matemática, respeitando suas dificuldades, sanando dúvidas, trabalhando com a assimilação lúdico-conteúdo e potencializando suas descobertas. 
 
       Gostaríamos de agradecer a todo o corpo escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, que está fazendo do projeto PIBID, um sucesso, e nos está acolhendo com respeito e credibilidade, nos integrando como parte da escola. Agradecemos principalmente aos alunos envolvidos que tem demonstrado tamanho interesse, e nos fazem querer a cada passo ir além, parabéns a todos por quebrar tabus, e enxergar o lado maravilhoso e apaixonante da matemática, nós acreditamos em vocês, nos seus potenciais, apostamos na matemática e na sua deslumbrante forma de enxergar o mundo.

Momento de aprendizagem
 
 


Dedicação, atenção e interesse:
parceria perfeita para a aprendizagem